Skip to content

De Hollywood para a Moda

agosto 28, 2010

Em cartaz até o dia 30 de agosto, a exposição De Hollywood para a Moda, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, nos transporta à era clássica do cinema, com seis vestidos usados por divas como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn. As peças fazem parte do acervo pessoal de Gene London, estilista e grande amante do cinema. Confesso que esperava encontrar mais coisas, mas ainda assim vale a pena ver aquelas verdadeiras obras de arte de pertinho.

Abaixo, os seis vestidos que estão na mostra e trechos dos filmes onde as peças aparecem:

  • Longo vermelho aveludado usado por Scarlett O’hara (Vivien Leigh) em “E o Vento Levou” (1939), criado por Walter Plunkett. Scarlett usa a indumentária a pedido de Rhett Butler no aniversário de Ashley Wilkes.

  • O tomara-que-caia preto, criado por Jean Louis, usado por Gilda (Rita Hayworth) no filme homônimo. Na clássica cena, a ruiva canta “Put the Blame on Mame”

  • Talvez o mais famoso (e também o mais simples) vestido de Hollywood, o clássico vestido branco usado por Marilyn Monroe em “O Pecado Moda ao Lado” (1955). A peça foi criada por Bill Travilla e virou símbolo de sensualidade com a cena em que a loira tem seu vestido levantado pelo jato do respiradouro do metrô.

  • Outro vestido super simples usado por Marilyn foi o de estampas de cerejas em “Os Desajustados” (1961), único filme representado na mostra que eu não vi. O traje também foi criado pelo estilista Jean Louis, já famoso pelo vestido preto de Gilda.

  • O tomara-que-caia vermelho criado por Givenchy e usado por Audrey Hepburn em Cinderela em Paris (1957). Na cena, Fred Astaire (em um personagem inspirado no grande fotógrafo Richard Avedon) fotografa Audrey pela cidade de Paris.

  • Por último, a indumentária mais rica de todas, um vestido dourado usado por Grace Kelly no final do filme Ladrão de Casaca (1955). A peça foi criada por Edith Head, a maior estilista de Hollywood.

2 Comentários leave one →
  1. agosto 29, 2010 10:11 am

    Engraçado como só tirar as luvas naquela época era sensual !

  2. setembro 5, 2011 5:08 pm

    Cada vez que olho para as mesmas coisas tenho um novo olhar.Sou louca por detalhes e adoro observar a relação dos vestidos com os sapatos.Os adereços também dão significado ao conjunto.Vale a pena conferir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: