Skip to content

O tal do estilo próprio – o outro lado do duo

julho 31, 2010
by
_
O  estilo próprio é uma coisa que te destaca na multidão“. será? por essa frase, fica parecendo que a pessoa não pode ter estilo próprio e ser discreta ao mesmo tempo.
_
Eu queria muito aqui tratar da diferença entre moda e estilo, mas chegamos a um ponto em que eu nem sei mais o que moda significa realmente (tanto que atualmente tô chamando isso aqui de “um blog sobre se vestir”). de qualquer maneira, sei o que estilo significa pra mim. acho, por exemplo, que a moda recorre a estilos (isso posso dizer com mais segurança). cowboy pra mim é um estilo.  então um cara que se veste de caubói na verdade não tem um “estilo próprio”?
_
se ele for um cowboy de verdade, não.  mas, por outro lado, próprio é tudo o que é seu e tem gente que pode ser perfeitamente contemplada pelo estilo caubói – em todo o vazio que isso representaria para algumas pessoas. então a gente esbarra numa coisa de valor aí? nem todo mundo teria a capacidade de ter esse estilo próprio no guarda roupa, porque talvez não tivesse esse estilo na sua personalidade ou na vida? como mensurar?
_
chegamos aqui naquele meu ponto favorito da moda como expressão da identidade, porém o problema fundamental nesse caso talvez  não seja julgar a moda, acho que é  julgar a identidade! porque uma pessoa pode desenvolver um estilo muito bonito e peculiar,  mas que seja vazio e não tenha nenhuma relação com sua personalidade ou estilo de vida. ou uma pessoa pode desenvolver um “estilo próprio” horroroso e que represente perfeitamente o seu temperamento. qual o valor de cada um?
_
a pessoa que só segue moda pode perfeitamente ter um “estilo próprio” sob esse ponto de vista da expressão de si mesma. o estilo dela é “na moda” ou na “tendência de moda”. do mesmo jeito que olhamos para uma pessoa e sabemos que ela é, por exemplo, um skatista, pelas suas roupas, podemos olhar para essa pessoa hipotética e dizer que ela tem a capacidade e o interesse de identificar tendências de moda e que quer afirmar isso perante as pessoas – isso é uma maneira de explicitar sua identidade.
_
só pra ficar claro: estou considerando o estilo um conjunto de referências associado a um certo ambiente/segmento social/estilo de vida. o que deixa claro o âmbito  simbólico do que consideramos como estilo. mas é isso, quais são as identidades que julgamos merecedoras do status de estilo quando representadas através da roupa? uma pessoa com um estilo próprio precisa ser uma pessoa com estilo único? é por isso que não considero que esteja claro o que exatamente podemos chamar de estilo próprio.
_
parece que sempre precisamos da exuberância. por isso também,  considero que o que nós imaginamos como estilo próprio é exclusivamente a expressão de individualidade que possua méritos dentro do sistema de valores da moda e não exatamente a mera representação da identidade/personalidade/idiossincrasia – como pode parecer à primeira vista.
_
talvez, para as pessoas que  gostam da roupa, traduzir-se através dela não seja um valor em si mesmo (por mais trabalho e talento que isso possa envolver, e por mais que seja bonito acreditar só nisso). acho que o que esperamos do “estilo” não é só uma correspondência entre a pessoa e o que ela veste, com uma certo toque de originalidade. esperamos  algo que também nos inspire dentro do nosso próprio diálogo com a moda – mesmo que não seja para copiar. é preciso tomar cuidado aqui, porque podemos estar empobrecendo o sentido da palavra estilo, reduzindo apenas ao que “aceitamos” , ou “admiramos”. esse é um típico problema da moda, enquanto sobram nomes para o que se usa, sempre falta para os usos possíveis.

*foto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: