Skip to content

Mad Women

maio 17, 2010

Vira e mexe me vejo interessada por um filme, novela ou série de tv pelo uso expressivo de componentes estéticos, como o figurino e os cenários. Esses elementos, quando bem utilizados, dão mais riqueza de detalhes à narrativa e tornam a caracterização das personagens mais sofisticada. Esse é o caso de Mad Men, série do canal a cabo AMC que começou em 2007 (mas que eu só comecei a ver agora) e vai para a sua quarta temporada, com estreia prevista para 25 de julho nos Estados Unidos.

Mad Men se passa durante os anos 60 e gira em torno da agência de publicidade Sterling Cooper, na Madison Avenue (daí o “Mad” do título da série), em Nova York, e em torno de seu diretor criativo, Don Draper (Jon Hamm). A série é um maravilhoso retrato da década e de todas as mudanças sociais que aconteceram nesse período, como a ascensão da mulher no mercado de trabalho, o surgimento do anticoncepcional e a luta contra o racismo. O apuro estético de cada episódio rapidamente salta aos olhos e um dos principais destaques são os figurinos das personagens femininas, cuidadosamente pensados pela figurinista Janie Bryant. É interessante observar como cada uma delas se veste de acordo com a posição que ocupam na sociedade e como as roupas vão acompanhando a evolução da moda daquele tempo. Vamos às principais:

Betty Draper

Esposa de Don, protagonista da série, Betty faz a linha dona de casa perfeita, sempre bonita e arrumada para o marido. Seu figurino é inspirado em Grace Kelly e é composto, por tanto, por peças bastante sofisticadas e conservadoras, seguindo a moda do New Look. Nas primeiras temporadas costumamos vê-la com vestidos com enormes camadas de tafetá e cintura bem marcada. Na cartela de cores, predominam os tons suaves, que junto com uma maquiagem sóbria e jóias pouco chamativas compõem seu look princesa. No decorrer da série, Betty começa a se arriscar mais no figurino, à medida em que começa também a mudar de comportamento.

Joan Holloway

Joan é a secretária sexy que não tem medo de ousar e chamar a atenção dos homens. Com formas bem voluptuosas, a la Marilyn Monroe, a bombshell faz questão de usar roupas justas que acentuam seu quadril e bustos. Entre suas peças preferidas estão a saia lápis, os sueters e vestidos de modelagem mais ajustada, todos em cores quentes e provocantes.

Peggy Olson

Essa é uma das personagens principais da série, que começa como secretária e depois vai crescendo profissionalmente, à medida em que vai também amadurecendo e aprendendo a viver em Manhattan, em um meio liderado por homens. Peggy tem uma das mudanças mais bruscas de figurino no decorrer da série, passando de mocinha inocente meio “Ugly Betty” para um visual mais “feminino” e atraente. No início, faz uma linha preppy/colegial desajeitada, mas com o empurrãozinho de um amigo gay começa a explorar seu lado “mulher”, do corte de cabelo às roupas e maquiagem.

Trudy Campbell

O que gosto de Trudy, esposa de Pete, um dos publicitários da Sterling Cooper, é que seu visual é bastante inspirado em Jacqueline Kennedy. Além do New Look, ela aparece com tailleurs e chapéu pillbox. Trudy representa a jovem socialite americana da época, com um estilo doce, mas ao mesmo tempo atrevido.

Para a quarta temporada, que se passará no ano de 1964, seguindo a cronologia da série, Janie Bryant já adiantou que vai haver grandes mudanças no visual das personagens, já que nesse período começa a influência da cultura jovem. Tô louca pra ver!

E pra quem quiser sair por aí no estilo das Mad Women, tem esse post aqui, em que a Janie dá dicas de como conseguir um visual inspirado nos anos 60 sem ficar caricato. Mas meu divertimento da vez tem sido mesmo a seção Mad Men Yourself, em que você pode construir seu próprio personagem com as roupas e acessórios da série, bem estilo boneca de papel, sabe? O meu já virou até wallpaper :)

5 Comentários leave one →
  1. maio 17, 2010 11:15 pm

    quero todas as roupinhas da joan holloway. como faz universo? hahahahahahahah =*

  2. maio 18, 2010 6:45 pm

    Ouvi falar super bem dessa série, mas ainda não assisti! Seu post me deixou com mais vontade.

  3. Pri permalink
    maio 19, 2010 1:48 pm

    Hmmm… uma boa pedida!

  4. maio 22, 2010 4:51 pm

    Nossa, figurinos ótimos! Nunca vi Mad Men, mas deve ser muito bom não só por causa do figurino. E agora vai começar a década de 60, deve ser uma temporada interessante também, falando em termos de moda.

  5. julho 30, 2010 9:26 pm

    eu sou a betty querendo ser a joan.

    :)

    bons tempos em que se era sustentada em troca de uma jantinha quente e uma casa limpa.

    brinks. o mandatismo não compensava.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: