Skip to content

Ecos de Dior nos dias de hoje

maio 11, 2010

O New Look de Dior revolucionou o guarda-roupa feminino e colocou a França novamente como o centro da moda após a Segunda Guerra Mundial. Durante toda a década de 50, o estilista continuou criando silhuetas que se tornaram o padrão estético da época. Em 1954, criou duas linhas: a “linha H”, usada para descrever a silhueta mais ajustada, composta por saia lápis; e a “linha A”, que forma uma silhueta triangular que vai se alargando a medida em que vai descendo pelos quadris e pernas. Já em 1955, resolveu inverter a “linha A” e criar a “linha Y”, dando ênfase aos ombros.

Agora, mais de 50 anos depois, várias coleções internacionais resolveram voltar-se a essa época de pujança e muito glamour. Miuccia Prada, com toda a estranheza que lhe é peculiar, criou silhuetas que remetem aos anos 50 e 60, com uma cintura bem marcada e saias na altura do joelho. Para compor o casting do desfile, escolheu modelos mais voluptuosas, como Lara Stone e Doutzen Kroes.

Prada Fall 10

Pegando carona com Miuccia, Marc Jacobs também resolveu investir nos clássicos para a Louis Vuitton, criando uma silhueta bem feminina. Seu casting também foi composto por modelos mais curvilíneas, como Bar Rafaeli e Laetitia Casta.

Louis Vuitton Fall 10

Alguns editoriais também entraram nesse revival, como o da edição de junho da Vogue UK, inspirado no estilo padrão da mulher entre o final da década de 50 e início dos 60.

Fotos: Style.com, FGR e Design Museum

4 Comentários leave one →
  1. maio 11, 2010 4:00 pm

    Acho lindo, super clássico e elegante!

  2. maio 12, 2010 4:28 pm

    Anos 50 é uma das minhas décadas preferidas, acho qie só perde pros 60’s. Eu gosto do resgate dessa década, depois de tanto 80’s, tanta extravagância, é interessante ver a elegância voltando. E as linhas e formas dos anos 50 são ótimas.

  3. maio 13, 2010 12:45 pm

    Acho lindo mesmo nao sendo pra “todas”… os floridos são fofos, né?
    Dá um ar super antiguinho mesmo…

  4. maio 14, 2010 9:03 am

    E o que dizer do revival do óculos gatinho?

    Eu gosto dos anos 50, mas gosto principalmente da revolução desa época.
    Christian Dior e seu New Look reintou a moda e a silhueta da mulher, pena que começou tarde e teve pouco tempo pra produzir, mas tudo o que fez valeu por uma vida e trouxe consequências adoráveis pros dias de hoje.
    A moda nunca mais foi igual, e todo mérito a ele é mais que válido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: