Skip to content

Cinematografia 90’s

abril 12, 2010

Olha, acho que a gente vai ter que acabar mudando o nome do blog para “I heart 90’s”, porque é muito apego e referência que não acaba mais.

Dessa vez, fiz uma seleção bem variada de filmes que materializam muito o sentimento da década e são ótimos referenciais da moda jovem que se via nas ruas e guetos mundo afora. Ta aí o resultado:

Empire Records (1995)

Doc Martens, mini-saias e blusas xadrez, jeans rasgados, tops amarrados na frente…fica a dica que esse é o filme síntese do estilo anos 90. No vídeo, uma das sequencias finais do filme, quando acontece o show beneficente planejado pelos jovens que trabalham na Empire Records, numa tentativa de salvar a loja de discos de virar uma franquia da multinacional “Music Town”. No elenco, Liv Tyler e Renée Zellweger novinhas e arrasando nos figurinos.

Empire Records inspirou, inclusive, um editorial de abril de 2009 da Elle, que contou com um styling muito acurado da estilista/modelo/musa Erin Wasson. Seguem algumas fotos:

Mallrats (1995)

Segundo filme de Kevin Smith, um dos diretores mais representativos do circuito americano independente de cinema. Mallrats, assim como seu filme anterior, Clerks, capta como nenhum outro a vibe tédio anos 90. Destaque para a dupla Jay e Silent Bob (que é interpretado pelo próprio Kevin Smith!), personagens recorrentes em seus filmes.

Kids (1995)

Outro filme essencial dessa geração foi Kids, do diretor Larry Clark, responsável por revelar a então atriz iniciante Chloë Sevigny.  Kids  é uma ficção bastante crua  sobre um grupo de adolescentes promíscuos que acabam contraindo o vírus HIV e passando para outros parceiros. Quando eu assisti pela primeira vez, aos 12 anos de idade, fiquei super chocada. Imaginem vocês que foi numa aula de religião de um colégio super católico, com o intuito de alertar os alunos para os perigos do sexo, tipo pra assustar mesmo. Mas para além do roteiro, o filme tem uma trilha sonora muito representativa da época e é muito fiel ao estilo dos jovens das ruas de Nova York.

Trainspotting (1996)

Saindo um pouco da temática grunge, Trainspotting retrata a fase anos 90 do heroin chic e do uso desenfreado das drogas. Conta também com uma ótima trilha rock e uma bela referência ao clássico Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.

As patricinhas de Beverly Hills (“Clueless” – 1995)

Agora pra sair de vez da cinematografia underground, um filminho mais pop e menos polêmico. Esse é um clássico da Sessão da Tarde e, com certeza, todo mundo já viu, né? Aqui quero dar o destaque para o figurino dos “losers”, que é muito mais legal que o figurino das patricinhas, vamos combinar! Tai era super tendência e nem sabia…

Meu primeiro amor (“My Girl” – 1991)

Não, não tô brincando. É que Vada de jeans com jeans em 1991 é muito tendência! Curto muito o figurino dela e de Thomas (aka Macaulay Culkin) durante todo o filme.

Mais do nosso manual anos 90 aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

13 Comentários leave one →
  1. abril 12, 2010 1:44 pm

    Eu não era muito fã, mas com esses posts tô começando a gostar doas anos 90! Seeempre quis ver Trainspotting. Já ganhou pontos comigo por homenagear Kubrick. E Clueless é tudo. Eu aaaaamo o fugurino da Cher Horowitz. BTW, não sei se deu pra perceber meu “sobrenome” no twitter hahaha

  2. Pri permalink
    abril 12, 2010 2:02 pm

    Fique tão triste quando a Brittany Murphy… amava o look da ava e seu anel do humor ;) Todos eles marcaram bastante, no estilo e na época.

  3. Fernanda permalink
    abril 12, 2010 2:04 pm

    Pra mim o filme mais reprentativo dos anos 90 é Pulp Fiction. Mas creio que seja pelo meu amor indomável ao Tarantino.
    Eu adoro esses filmes mais pesados, e essa foi a década-paraíso pra isso. (apesar de achar Trainspotting meio superestimado).

    Clube da Luta alcança sempre os primeiros lugares nas minhas listinhas, mas considero mais anos 2000.

    E eu realmente estou gostando ainda mais de 90’s. Podem continuar com o manual!

    • alinebotelho permalink*
      abril 12, 2010 3:19 pm

      Então, esses não são meus filmes preferidos da década não. Também adoro Pulp Fiction. Escolhi esses pelo lance da moda da juventude da época mesmo :)

  4. abril 12, 2010 3:53 pm

    Tanta coisa legal né… 90’s love!

  5. abril 12, 2010 5:17 pm

    Por ter nascido e crescido durante os anos 90, não assisti nenhum dos filmes acima fora My Girl e Clueless, que a Sessão da Tarde reprisou mil vezes, mas me deu curiosidade de ver Kids.
    E, assim como a Fernanda, tenho adorado os posts sobre a década. É legal ver a estética e todo o visual diferente dos anos 90. Por mais que hoje em dia a estejamos “revisitando”, a mistura com outras referências não deixa ser o mesmo de antes…
    Beijos

  6. abril 12, 2010 11:30 pm

    Nossa, Patricinhas de Beverly Hills pra mim é icônico, tudo! Amava todos os figurinos e ano passado caçei várias fotos – como é dificil foto dos anos 90 – pra fazer um post mostrando a relação com os dias de hoje.

    Mas se tem um programa de televisão que mais AMO – tá não é filme – mas é Barrados no Baile, influenciou muito não minha maneira de vestir, mas de admirar o lifestyle deles e tudo mais, e como as roupas de Brenda e Kelly são atuais!!

  7. abril 13, 2010 1:08 am

    Também acho que podiam mudar o nome do blog, hahaha!
    Adoroo os posts sobre os anos 90, continuem assim!
    A lista de filmes é ótima, mas pela minha idade só vi pouquíssimos que passam até hoje na tv, né? hahaha
    As Patricinhas de Beverly Hills pra mim é o melhor, sempre gostei e acho que o estilo delas no filme era tudo, super atual até hoje, né?
    A série Barrados no Baile, como a Thereza disse aí em cima, também é tuuudo dessa época né? Eu amo, assisto reprise até hoje se tiver de bobeira e acho que mostra bastante o estilo da época, tanto de vida quanto de moda! Super interessante mesmo…

    Beeijos

  8. abril 13, 2010 11:09 am

    Ótima seleção de clássicos do cinema dos anos 90! Meu favorito é sem dúvida Trainspotting, cuja mensagem é suuuuper atual. Danny Boyle é maravilhoso!

  9. abril 14, 2010 12:18 am

    CARAMBA!!!!!! nostalgia profunda =~~ =*

  10. abril 19, 2010 5:34 pm

    valeu aline, me sinto jurássica agora. :X

    mentira, tá lindo o post. queria morar dentro de um filme dos anos 90.
    ia falar de save farris mas lembrei que é anos 80. barrados no baile é lindo do universo.
    você lembra da Jem e as Hologramas? Ai, meu momento monange…
    eu queria ser essa : http://www.pranceatron.com/jem/0shana01BE-1.jpg
    bju

    • alinebotelho permalink*
      abril 19, 2010 5:38 pm

      tá brincando? Amava Jem e as Hologramas! Inclusive tenho todos os episódios gravados em um cd haha Mas olha, é anos 80 também, hein. Você que tá denunciando sua idade, eu não tenho nada a ver com isso rs

      • julio permalink
        julho 9, 2012 12:40 am

        olá, por um acaso voce ainda tem esses episodios de jem em cd? foram gravados por vc mesmo ou comprou na net?

Deixe uma resposta

