Skip to content

Revistas Elle dos anos 50!

fevereiro 22, 2010

Essas são mais algumas das raridades parisienses que eu ganhei de presente: duas edições de 1955 da revista Elle francesa. Essas belezinhas foram compradas em um sebo em Paris onde é possível encontrar edições clássicas da Vogue (as mais caras de todas e quanto mais velha a edição maior preço), da L’Officiel, entre outras.

Nessa época, as revistas ainda eram feitas com papel tipo jornal, mas já guardavam características que permanecem até hoje, como o formato de hierarquização das notícias e fotos, a grande quantidade de propagandas (são muitas, impressionante!) e a variedade de temas que vão desde tendências de roupas à casa e decoração, passando por colunismo social e horóscopo.

Numa época de extremo conservadorismo, a moda de 1950 era marcada pelo new look e suas linhas que caracterizavam-se por apresentarem ombros suaves e descaídos, ancas arredondadas, cintura bem estreita e saia abaixo dos joelhos. Criado por Dior, o new look era o símbolo do otimismo e da opulência de uma época que vivia as maravilhas do milagre econômico, conseguido através do Plano Marshall.

O retrato da mulher dos anos 50: bonita, sorridente e boa dona de casa

Depois de terem ajudado o marido na guerra as mulheres se voltaram novamente para o lar e as obrigações domésticas, deixando claro a distinção de papéis: o homem era o senhor provedor de sustento para a família e a mulher, como retribuição, era fiel, tomava conta da casa, dos filhos, da limpeza e ainda tinha que estar sempre bonita, bem vestida e bem maquiada para seus maridos.

As revistas femininas simplificavam a vida das mulheres, ajudando-as a escolher a roupa certa para cada ocasião. As instruções deveriam ser seguidas à risca e as propostas não eram nem de perto tão diferenciadas como as que nós temos hoje em dia. Abaixo, algumas das opções de looks da época mostradas em uma das revistas:

Através dessa verdadeira viagem no tempo é possível perceber claramente como nossa mentalidade avançou e como temos hoje uma quantidade tão infinita de possibilidades de expressão através das roupas, muito maior do que a de qualquer época anterior. Ultrapassamos as barreiras das tendências rígidas e chegamos a um tempo em que nós mesmos podemos criar o nosso próprio estilo. Parece promissor, não é mesmo?

5 Comentários leave one →
  1. fevereiro 23, 2010 5:07 am

    Adorei o post, muito loousho essas revistas dos anos 50!
    Super interessante pra gente ver como a moda recria as coisas…Cintura alta reinando absoluto nas fotos do editorial, e agora, 2010, outra vez.

    Beeijos

    p.s.: brigada pelo comentário das tendências, vou ler o post sim!

  2. fevereiro 23, 2010 5:08 am

    ops, não é cintura alta, e sim cintura marcada!

  3. fevereiro 23, 2010 6:20 pm

    Muito legal as imagens!!! Adorei!

  4. Ivelise permalink
    abril 18, 2012 12:59 pm

    Gostei muito!Obrigada por compartilhar!

Trackbacks

  1. Jours de France « /duodeluxo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: