Skip to content

O clássico vestido branco

dezembro 2, 2009

A Vênus Platinada com um vestido branco justíssimo

Depois de falar do preto, achei que não deveria ser injusta com o branco e toda a relação da cor com o cinema  e a moda dos anos 30, 40 e 50.

Foram as estrelas hollywoodianas as responsáveis por tornar o vestido branco uma peça de fundamental importância na história da moda ao aparecerem nas telonas com este insinuante traje, transformando-o em objeto de desejo. Basta lembrar de Marilyn Monroe, Carole Lombard, Ginger Rogers e Jean Harlow, a Vênus Platinada. De fato, foram elas as responsáveis pelo imaginário que temos do vestido branco como símbolo de sensualidade, até mesmo porque a cor acentuava suas formas curvilíneas. A característica do branco de refletir a luz mostrou-se perfeita para o glamour do cinema da época.

Foi já em 1955, no filme O Pecado Mora ao Lado, que Marilyn deixou todo mundo atônito com a clássica cena em que seu vestido branco plissado, um pouco abaixo dos joelhos, é levantado na rua pelo jato do respiradouro do metrô. Será que o impacto dessa cena teria sido o mesmo se o vestido fosse de outra cor?

A sensualidade ingênua de Marilyn com seu vestidinho branco

Pra mim não resta dúvidas de que o vestido branco foi feito para as loiras. Até as que não fazem a linha sensual adquirem um ar superior quando vestidos com uma bela indumentária branca:

Grace Kelly com um vestido branco drapeado de um ombro só

Não é a toa que uma das maiores atrizes do cinema atual não dispensa um belo vestido branco em grandes festas e cerimônias, mostrando que é uma verdadeira diva:

Nicole Kidman poderosa seguindo a tradição das grandes estrelas

4 Comentários leave one →
  1. __felix permalink*
    dezembro 4, 2009 6:38 pm

    minha legenda p foto da marilyn: JEITO MOLECA DE SER

    “Até as que não fazem a linha sensual adquirem um ar superior quando vestidos com uma bela indumentária branca” – entendi o q queres dizer porém GRACE KELLY n foi um exemplo muito feliz né: ar superior perpetuo, com ou sem sensualidade, em qq peça de qq cor.rs. porem claro q o vestido ajuda!

    n me lembro NA VIDA REAL e tb acho inimaginavel um vestido branco shape sensual. acho que foi meio banido graças ao fetiche com ENFERMEIRAS

    • alinebotelho permalink*
      dezembro 4, 2009 6:52 pm

      no cinema o vestido branco tem muito mais magia, ta aí uma verdade rs e era sensual nos anos 30, inclusive a imagem sensual de jean harlow foi construída por parte pelo vestido branco q ela usou em jantar às oito e outro q não me vem o nome a cabeça agora. na real acho q uma loira bombastica usando um vestido branco justo ainda pode ser sensual, porem tem q ter muito porte e magia, tipo dificil de aconecer na vida real rs

      curto grace como exemplo pq ela consegue ficar ainda mais superior de branco mi. quando ela aparece de vestido branco em janela indiscreta é DE MATAR, não poderia ser outra cor.

Trackbacks

  1. Trackback
  2. De Hollywood para a Moda « /duodeluxo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: