Skip to content

Um breve histórico dos ombros marcados na moda

novembro 23, 2009

Com o revival dos anos 80, há pelo menos dois anos, só se ouve falar em ombreiras na moda. Mas diferente do que muita gente pensa, ombros volumosos não são exclusividade dessa década. Se revirarmos um pouco a história da moda no século XX, veremos que ombros marcados também foram febre nos anos 30 e 40.

Ombros marcados sempre estiveram ligados à excesso e ostentação. Em contraponto a silhueta boyish que predominou nos anos 20 (tubular, sem curvas e livre dos espartilhos), nos anos 30 as curvas e formas femininas voltaram a ser valorizadas. Nessa época, teve destaque a estilista surrealista Elsa Schiaparelli, que vestia grandes estrelas do cinema, como Katherine Hepburn e Marlene Dietrich.  A estilista fazia a linha extravagante, que combinava perfeitamente com a magia de Hollywood. Sua silhueta era baseada em ombros amplos e duros que afinavam os quadris. Apesar da crise de 29, o cinema hollywoodiano vivia uma época de ouro e foi ele um dos grandes referenciais de moda e estilo da época.

Marlene Dietrich: cliente fiel de Schiaparelli e adepta dos ombros marcados

Já nos anos 40, pós Segunda Guerra Mundial, os ombros eram acolchoados e angulosos, como os de Joan Crawford nesta imagem:

Capa da revista francesa L’officiel de 1946 – modelo de Jean Patou com ombros bem grandes:

Nos anos 70, também tivemos uma ascensão dos ombros marcados com o glam rock, basta lembrar de Bowie encarnando Ziggy Stardust:

Nos anos 80, alguns dos maiores expoentes da moda dos ombros enormes foram Claude Montana e Thierry Mugler

Capa da L’officiel de 1980 com uma modelo vestindo Claude Montana

Campanha de Thierry Mugler para a Vogue americana de abril de 1980

Mas a moda pegou mesmo foi quando os personagens das novelas e séries de tv se apropriaram do estilo. Um dos exemplos mais clássicos é o da novela americana Dynasty, que foi ao ar de 1981 a 1989 pela ABC. As personagens de Linda Evans e Joan Collins usavam ombreiras absurdas:

Agora nos anos 2000, várias marcas fizeram suas versões de ombros marcados, de Balenciaga a Givenchy. Com uma cara bem mais moderna, a Balmain fez todo mundo morrer de amores pelas ombreiras outra vez, com  jaquetas estilo Michael Jackson:

E Marc Jacobs fez um dos desfiles mais lindos com referência aos anos 80, para o outono 2009, com direito a ombros como esse aqui:

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: