Skip to content

Desvendando Lady Gaga

novembro 15, 2009

ladygaga

Fazia tempo que um fenômeno pop não me instigava tanto quanto Lady Gaga. Acredito que desde Madonna e Michael Jackson, nenhum artista pop teve um impacto visual tão forte quanto ela. Pra falar a verdade, eu sempre fui muito cética quanto a Gaga. Quando a vi pela primeira vez, no Miss Universo de 2008, pensei apenas “ai gente, não acredito que uma cantora dance performática fará sucesso de fato, só se for na jovem pan hits por uma ou duas semanas”. Mesmo vendo novamente essa apresentação, mais de um ano depois, acredito que só através dela não dava perceber todo o poder de Gaga.

A primeira coisa que me fez perceber que já não podia mais ignorá-la foi a sua aparição no programa da Ellen DeGeneres, em maio desse ano, quando ela usou aquele apetrecho espacial na cabeça. Foi a primeira vez que a vi falando e foi também quando percebi o total controle que ela tem sobre a sua imagem, o que já a difere da grande maioria de cantoras pop que surgiram nessa geração, como Britney Spears.

lady-gaga-1

A partir disso, comecei a pensar nas comparações que todo mundo estava fazendo entre ela e David Bowie, Grace Jones e, principalmente, Madonna, três artistas que sempre souberam usar a imagem a seu favor. Vamos por partes.

Lady Gaga x David Bowie

Essa é a comparação mais absurda de todas, mas que, de qualquer forma, não deve ser ignorada. Lady Gaga sempre disse ser muito fã de Bowie e isso se reflete na sua relação com seus figurinos e sua performance no palco. Assim como Ziggy Stardust, persona adotada por Bowie no início dos anos 70, Gaga concebeu uma imagem forte e única que se tornou sua marca registrada. Ainda há a relação entre o nome de seu álbum, Fame, com a famosa música homônima de Bowie, e seu hit Just Dance com o sucesso de Bowie dos anos 80, Let’s Dance.

bowieDurante a turnê de Ziggy Stardust, Bowie usava roupas criadas pelo designer japonês Kansai Yamamoto

Fora isso, é muito cruel comparar um artista super criativo, com mais de 40 anos de carreira e que se reinventou ao longo dos anos com  uma artista tão nova quanto Lady Gaga, apenas pela relação imagética entre os dois. Além da imagem marcante, Bowie era um gênio da produção musical, responsável não só por álbuns clássicos da sua discografia, como Space Oddity e The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, mas também pelo primeiro álbum (e melhor, na minha opinião) de Lou Reed, Transformer, só para citar alguns exemplos.  Isso tudo sem falar da sua extensa e super produtiva carreira como ator. Gaga já mostrou ser muito competente visualmente, mas musicalmente ainda não disse para que veio.

Lady Gaga x Grace Jones

Aqui a comparação se torna um pouco mais compreensível, pois tanto Gaga quanto Jones são, sobretudo, ícones da moda. As duas tiveram/tem por trás stylists de peso para cuidar de suas imagens e colaboram intensamente nos figurinos. Jones trabalhou durante muito tempo com o designer francês Jean-Paul Goude, responsável por vários de seus videoclipes entre 1981 e 1985 e por criar um de seus visuais mais marcantes: aquele em que ela aparece com o cabelo raspado dos lados e meio quadrado e alto no meio (chamado de “flattop”), e blazers com ombreiras enormes, bem andrógina.

gracejonesImagem criada por Jean-Paul Goude para o álbum Nightclubbing , de 1981

Já Gaga conta com o trabalho do top stylist Nicola Formichetti, diretor de moda da revista Dazed & Confused, diretor geral da Vogue Homme japonesa, editor de moda da Another Man e consultor de grandes marcas como Prada, H&M e Alexander Mcqueen, ou seja, o cara está por trás de algumas das maiores imagens de moda vistas na última década. A capa de seu novo álbum, The Fame Monster, conta com o styling de Formichetti e foi fotografada por ninguém menos que Hedi Slimane. Não há dúvidas de que a moça está muito bem assessorada.

A relação das duas com o mundo da moda não para por aí. Grace Jones começou sua carreira como modelo e até hoje se apresenta em desfiles e eventos de moda, como na festa de Matthew Williamson para a H&M, em NY, em abril desse ano. Gaga, apesar de não ser modelo, vive estampando capas de revistas como a V e a Style Magazine, e é figurinha fácil em desfiles e after-parties de desfiles. Na semana passada, ela lançou seu mais novo single, Bad Romance, no desfile de Alexander Mcqueen e aparece com figurinos da nova coleção do estilista em seu videoclipe.

Além da imagem, existe o fato das duas fazerem música dance, só que Jones é uma cantora muito mais potente em termos de voz e produção musical e também tem uma extensa filmografia.

Lady Gaga x Madonna

Aqui a comparação principal vem do alcance que Lady Gaga está tendo enquanto fenômeno pop, o que é perfeitamente normal levando em conta que Madonna é a grande representante desse mundo. Outras características que a aproximam de Maddie são o controle sobre a sua própria imagem, a compreensão sobre o seu papel dentro da indústria e sua forte relação com a comunidade gay. Gaga já até apareceu ao lado de Madonna numa sátira muito boa do Saturday Night Live:

Na verdade, não sei se no começo da carreira Madonna tinha tanto controle assim sobre sua imagem, acho que foi uma coisa que foi se aprimorando com o tempo. Já Gaga, acho que desde sempre foi um produto muito bem pensado por ela e por toda a sua produção. Mas também devemos colocar em perspectiva que não estamos mais nos anos 80 e que agora é muito mais fácil entender todo o processo de construção de uma imagem pop.

Assim como Madonna, Gaga virou rainha do mundo gay e boa parte de seu sucesso se deve a essa comunidade que a apoia e que ela sempre faz questão de defender. Mas de certa forma, todos os artistas aqui citados tiveram forte relação com os gays, seja através da música, do discurso ou da roupa,  e é interessante ver como isso até hoje gera polêmica.

Agora uma coisa bem diferente entre Gaga e Madonna, é que Madonna sempre causou polêmica não apenas por causa de suas roupas, mas principalmente pelas coisas que ela costuma dizer em entrevistas, nas letras de suas músicas e pelos videoclipes, como Like a Prayer, que provocou a ira da Igreja e Justify My Love, que até hoje só pode passar na MTV depois da meia-noite.

Gaga é muito tranquila em suas entrevistas e acho inclusive que é bem mais articulada que Madonna, como dá para perceber nessa conversa que ela teve com John Norris no programa Noise Vox:

Fora a imagem, nada em Gaga é polêmico, o que já a torna diferente de Madonna. Acho que é a primeira vez que uma estrela pop alcança tanto sucesso apenas com uma imagem, porque vamos combinar que Lady Gaga ainda não tem nenhum super hit do nível de Like a Virgin ou Into The Groove, nem mesmo do nível de Baby One More Time, de Britney Spears. Sempre tive pra mim que para uma cantora pop fazer um imenso sucesso era necessário um single matador, mas Lady Gaga me prova a todo tempo que nem sempre isso é necessário, pelo menos não em curto prazo.

Daí que no final das contas ela é uma coisa bem diferente de todos esses artistas com os quais é constantemente comparada, o que não quer dizer, obviamente, que seja melhor. Creio que nunca antes o mundo da música teve uma artista eminentemente da moda, com uma imagem tão marcante, sem muitos atributos além disso. Ainda é muito cedo para saber se Lady Gaga vai sobreviver por muitos anos, mas acredito que ela tem muito potencial para isso e ainda vai nos surpreender mostrando mais talento musical. Aí sim será possível rever essas comparações, ver se elas realmente fazem sentido e também compreende-la melhor.

lady-gaga-billboard-436Lady Gaga mostra que na real é um fino produto da cultura pop

Tudo o que a gente já falou sobre Lady Gaga aqui:

Lady Gaga no desfile e after-party de Marc Jacobs

Lady Gaga no VMA 2009

A Gaga de NY

12 Comentários leave one →
  1. Leonardo Poubel permalink
    novembro 17, 2009 2:35 pm

    Muito interessante

    Grife Leonardo Poubel

  2. maria rita permalink
    dezembro 5, 2009 6:31 pm

    hello lady gaga!!!!!
    i love you

  3. lovegaga permalink
    dezembro 15, 2009 6:36 pm

    OMG! She’s perfect! I loveeeeeeeeeed the articlee!

  4. dezembro 20, 2009 12:24 pm

    Aline,tk’s pelo link,adorei.E só pra te lembrar,eu sou SIM leitor fiel do duodeluxo,tá? pode crer….adouuuuro,gata.
    Bj

  5. juju permalink
    janeiro 21, 2010 1:02 pm

    I love you Gaga.

  6. janeiro 29, 2010 4:25 pm

    Eu adorooooooo lady gaga eu tenho todos os videos clip

  7. roque costa permalink
    março 12, 2010 9:08 pm

    ESTOU COMEÇANDO A GOSTAR DESSA DOIDA!! APESAR DE SER MUITO FÃ DA MADONNA!!!

  8. março 17, 2010 10:50 pm

    Pra mim, a melhor comparação de Lady Gaga não é com nenhum destes artistas, e sim com Marilyn Manson.
    Assim como acontece com Gaga, a referência à moda é escancarada no Marilyn Manson. Além de também utilizar de figurinos “conceituais” (desculpem, sou músico não entendo muito de moda), todos os nomes artísticos dos integrantes da banda são junções de um nome de algum ícone da moda com algum serial killer (Marilyn Monroe + Charles Manson, por exemplo).
    Mas o que mais é parecido nos dois é a formação do produto como um todo. Tanto Gaga quanto Manson não produzem lá grandes músicas e tampouco inovam na produção musical. Porém, o visual e as performances são compostos pelo que há de mais mais bizarro e chocante.

    Eu só fico triste que a música esteja indo pra esse lado… cada vez mais a indústria aposta visual e menos na musicalidade. O que era pra ser complemento virou principal. Triste isso.

  9. março 19, 2010 1:09 pm

    Tudo que choca as pessoas tem grande repercussão. E é o que ela faz, choca as pessoas pra ser percebida.
    É uma boa tática pra fazer sucesso. Mas, o tempo diz tudo. Vamos ver se daqui a dez anos ela sobrevive.

  10. isaias permalink
    março 31, 2010 4:33 pm

    botelho,,seus elogios para Gaga,,, vem recheado de “dor de cotovelo”

  11. isaias permalink
    março 31, 2010 4:34 pm

    love,,nao eh soh pelo choque de 1.000 wotts..ela tem letra.. voz..e outros atributos!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: