Skip to content

"nossas metáforas ruins" ou "de que nos servem as semanas de moda?"

setembro 5, 2009
by
demorei muito tempo tentando entender o que é e para que serve uma semana de moda. mas não é que isso seja um acontecimento obscuro ou um produto especialmente complexo da nossa sociedade. depois entendi que a dificuldade residia no extremo descompasso entre a realidade e a minha expectativa.
pelo modo como se noticiam as semanas de moda, pela importância que as pessoas dão a isso, pela forma como agrega muitos dos profissionais do ramo, eu sempre achei que isso seria uma espécie de epicentro do universo da moda, ou uma carnavalização do sentimento da indumentária.
preciso de um parêntese aqui:
não sou um grande da prática de se vestir, só que – uma vez que estejamos todos subordinados a ela – me interesso particularmente pelos processos de construção e afirmação da identidade através da indumentária (desculpem se esse texto estiver parecendo meio sério, é que esse assunto é importante pra mim). me interesso por moda na medida em que me interesso por GENTE.
muito frequentemente me vejo gostando mais de um filme por conta de um figurino, ou reconhecendo o que uma banda pretende pelo modo como as roupas apontam o caminho pelo qual o senso estético daquelas pessoas se desenvolveu. definitivamente gosto de moda como ferramenta, talvez até a julgue indispensável para o mundo como o conhecemos. só que não me interesso muito pela coisa em si. assim como adoro blogs mas não me interesso pelo que é intrínseco da ferramenta (programações, formatações, layputs, sei lá).
Me interesso por blogs mas não iria pra uma dessas convenções sobre com usar o wordpress. Semanas de moda são enormes convenções sobre como usar o wordpress. Eles não vão discutir o impacto da blogosfera, eles nâo vão pensar em um projeto de um blog, eles vão bolar um algoritmo, eles vão decidir se é melhor usar a plataforma X ou a plataforma Y.
fim do meu parêntese.
É, semana de moda é mais um encontro pra decidir se vai usar a plataforma X ou a plataforma Y. de que cor e com que calça. Pela importância que se dá, eu acho que caberia ter uma palestrinha aqui outra acolá sobre a história da plataforma, ou sei lá, uma mesa de discussão sobre porque escolheram isso e não sandália rasteira.
A moda é muito autoreferente, a gente sabe, e parece q ela acredita numa meritocracia da informação, só que eu me sinto impelido a acreditar em uma certa cultura da obscuridade. eu nem sei como é no resto do mundo – e nem sei direito com é AQUI na verdade – mas se os eventos mais relevantes do universo da moda são só sobre quem vai ver primeiro o que alguém viu mais primeiro ainda, se é sobre decidir quem vai usar primeiro, se é pra mostrar pro pessoal do comércio, se é pra inventar um retardatário que mesmo assim vai usar primeiro que o totalmente out. — SEI LÁ PRA QUE ISSO SERVE —. mas, sé é só pra isso, eu só posso achar que esse evento não é tão central assim para a Moda. é só um congresso – ainda que seja bom – sobre como usar wordpress. eu agradeço que alguém se importe, porque afinal saem coisas boas de lá. mas não tentem me convencer e, por favor, não continuem acreditando que um congresso sobre wordpress seria o centro da blogosfera.
A cultura mediática, pelo fetiche de antecipar o novo, pela necessidade de legitimar fonte e pro trabalhar seguindo inteiramente uma lógica de agendamento, coloca as semanas de moda numa posição que é na verdade mais importante pra ela do que para o público. e as fontes por sua vez, que pertencem a esse universo, reproduzem a sua própria versão dessa importância. pra mim – que vi uma e já tá bom – foi um circo interessante. as fashion weeks, com certeza contribuem para o modo como a gente usa e pensa a roupa na sociedade ocidental e capitalista, mas elas são só uma pequena parte disso.


__________________PAZ___________________

Deixe uma resposta

