Skip to content

A obsessão pelo look do dia

setembro 3, 2009

Já há algum tempo se houve falar muito sobre a grande ascensão dos blogs de moda. Alguns poucos pretendem tratar o tema de forma mais fenomenológica, enquanto estudo filosófico mesmo, abordando suas formas de produção de sentido e suas implicações em relação a outros produtos culturais. Outros (a grande maioria) tratam do varejo, ou seja, do que está ligado mais diretamente ao nosso cotidiano, como as tendências, o que e como usar, a moda urbana e os desfiles de moda.
Dentro dessa última categoria, tem me chamado especial atenção os blogs dedicados ao look do dia, aqueles em que a blogueira posta diariamente fotos dela mesma com as mais variadas formas de coordenação de peças. Não sei muito bem quando esse fenômeno surgiu, mas acho que ele tem muito a ver com o boom dos blogs de moda de rua. De repente se descobriu que a moda é um fenômeno vivo, que não está restrito apenas às semanas de moda, às revistas e às celebridades. Passou-se a perceber como a moda pulsa diariamente nas ruas das cidades.

Aliado à popularização dos blogs de moda de rua, temos a popularização da figura do personal stylist. Nos blogs estilo “meu look do dia” as pessoas meio que entendem que são seus próprios personal stylists e que, ao mesmo tempo em que são inspirados pela moda urbana e por estilistas, acabam também inspirando outras pessoas.Atualmente se diz que o que está na moda é ter seu próprio estilo, que não existe mais essa coisa de tendência tão pré-definida como antes. Se isso é certo, os blogs de look do dia refletem muito o momento em que estamos vivendo, onde as questões identitárias são fundamentais. Através das diferentes combinações de roupas, os blogueiros tentam definir seu estilo e mostrar sua personalidade.

Só fico um pouco aflita quando a coisa fica demasiadamente egocêntrica e obsessiva. Além disso, sempre fico me perguntando se essas pessoas nunca repetem uma roupa!Abaixo, alguns links de blogs de “look do dia” dos mais variados cantos do mundo:

http://alicepoint.blogspot.com/ (já falei dela aqui no post sobre barriga de fora)
http://www.leblogdebetty.com/ (um dos mais famosos da categoria)
http://sonia-fashionbox.com/ (não curto muito o estilo dela, mas fica a dica)
http://misspandorapandora.blogspot.com/ (meio exótica essa menina)
http://fashionchalet.blogspot.com/ (acho legal pela cafonice kkk)
http://www.tokyobanhbao.com/ (oriental fofa)

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: