Skip to content

Brüno

agosto 27, 2009

Muito já se falou sobre Brüno e suas relações com o mundo da moda, mas como só assisti ao filme ontem, só agora posso relatar o meu ponto de vista.Sacha Baron Cohen se tornou mundialmente famoso com o filme Borat, que conta a surreal história de um repórter do Cazaquistão que vai para os Estados Unidos fazer pesquisas sobre o país. A partir dessa premissa, é feita uma sátira com o american way of life de forma totalmente escancarada e politicamente incorreta.

O personagem foi um sucesso e, provalmente para não se tornar conhecido apenas por essa caracterização, Cohen resolveu recorrer a outro personagem criado por ele mesmo no programa Da Ali G Show, o apresentador fashionista austríaco Brüno, para seu próximo filme.

O formato de caráter meio documental e satírico continua, mas o mote da trama agora é a busca incessante e irracional de Brüno pela fama, sendo capaz até mesmo de pedir para ser sequestrado por um grupo de terroristas na Cisjordânia.

Brüno não é exatamente um filme sobre moda, mas gira em torno do mundo fashion, aproveitando-se dos clichês e do imaginário do meio, tornando-os mais caricatos. Nesse ponto o filme é um deleite para qualquer fashionista que tenha um pingo de senso de humor. As sátiras à futilidade e ao culto das aparências são bastante incisivas, principalmente no início do filme, quando o personagem é apresentado: Brüno é um apresentador de um programa de moda muito influente e, como ele é muito importante, sempre vai a todos os melhores desfiles e senta na primeira fila.

Depois dessa primeira apresentação, o filme parte para seu cerne, que é a busca a todo custo pela fama, crítica óbvia ao mundo das celebridades e ao interesse quase doentio de algumas pessoas em se tornarem famosas. No entanto, o mundo da moda continua perpassando toda a trama, como é possível observar, por exemplo, no figurino de Brüno. Uma das principais características do personagem é a sua forma afetada e absurda de se vestir, satirizando o modo como as pessoas exercem a sua individualidade no mundo da moda, as vezes se tornando verdadeiras caricaturas de si mesmas. As roupas de Brüno são todo um capítulo a parte e elemento essencial da construção do personagem. No decorrer da história, quando Brüno começa a pensar que todos os atores famosos são heteros e que, portanto, ele precisaria deixar de ser gay para ser famoso, ocorre toda uma mudança no seu visual. Ele resolve investir num estilo mais sóbrio e a mudança na aparência exerce uma função decisiva no fio condutor da história.

A todo o tempo o feérico das aparências é tratado no filme. Brüno quer sempre estar na moda, quer saber o que é preciso fazer para estar atualizado no mundo das celebridades e a busca pela novidade é um dos principais pilares do sistema de moda. Não importa o que é necessário fazer, seja adotar uma criança na África, seja se envolver em assuntos ambientais, se estiver na moda, Brüno faz. Os signos frívolos são modificados através dos gostos do momento e no filme, assim como no mundinho da moda real, isso acontece de forma super rápida.

E como em toda comédia satírica e escrachada atual, o filme coloca em pauta dezenas de assuntos, como o preconceito contra homossexuais, a futilidade, a “profissão famoso” etc. A estética propositalmente tosca e mal acabada do filme só contribui para os absurdos criados por Sacha Baron Cohen. A completa despreocupação com os preceitos cinematográficos exercem papel fundamental no tipo de comédia que o autor propõe.

Abaixo um dos trechos mais engraçados do filme, quando Brüno está no exército e um militar pergunta pra ele o que é a inscrição D&G em seu cinto. Ele responde totalmente indignado: “o que é D&G? Dolce & Gabbana, hello!”

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: