Skip to content

O futurismo de hoje e de ontem

julho 30, 2009

Não é novidade pra ninguém aqui que eu sou apaixonada pelo que hoje se chama de futurismo retrô. O movimento futurista na moda surgiu entre as décadas de 50 e 60, com nomes como Pierre Cardin e Andre Courrèges, e foi fortemente influenciado pelo período histórico em que se insere, com a corrida espacial decorrente da guerra fria e a chegada do homem à lua. A idéia principal era pensar como seria a moda do futuro, como nos vestiríamos no espaço. A pesquisa de novos materiais foi intensa, resultando no grande uso de sintéticos, como o plástico. Também influenciados pelo modernismo, os criadores futuristas se caracterizaram pela construção de linhas puras, pelos geometrismos e por um certo minimalismo.


Já nos anos 80, não mais como movimento, o futurismo se apresenta de uma maneira bem diferente, com trabalhos de estilistas como Claude Montana e Thierry Mugler. Aqui o tom é mais dramático, barroco, com ombreiras enormes, assimetrias, cores vibrantes e metalizados.

Trabalho de Maria Blaisse, realizado já em 1996

É esse futurismo dos anos 80 que serve como grande referência para uma boa parte das coleções que estamos vendo nas passarelas nos últimos anos e é essa também a referência usada na edição de agosto da Dazed Digital. Eles se inspiraram na designer holandesa Maria Blaisse, que começou seu trabalho nos anos 80 criando formas esféricas de espuma revolucionárias para a época. Pegando a artista como ponto de partida, foram criadas silhuetas típicas dos 80’s. O editor Karen Langley reinterpretou as formas esculturais de Blaisse com a ajuda do designer Gary Card e do fotógrafo Jason Kibbler. A modelo do ensaio é a a tcheca Hana Soukupova.


Bem diferente das revisitações óbvias da época que vemos por aí, o resultado ficou bastante original e impactante, como vocês podem ver nas imagens. Vale lembrar também que a Dazed & Confused de agosto traz um ensaio maravilhoso para ilustrar o tema “moda em terceira dimensão” (o que suscita todo um pensamento a respeito da fotografia de moda e como mostrar a roupa em todos os seus detalhes em um formato bidimensional) e vem até com um óculos 3d de brinde.


Mais futurista impossível.

2 Comentários leave one →
  1. estillo consultoria permalink
    agosto 2, 2009 7:15 pm

    courreges é ídolo demais. adoramos o post!

  2. Pri permalink
    agosto 3, 2009 4:34 pm

    Oiii.. que bom que gostou!! Espero que continue visitando e curtindo! Bjão xuxu!! ;*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: