Skip to content

A semana de alta-costura e o fim do luxo

julho 13, 2009

Christian Lacroix Fall 2009 Couture
Depois de passar alguns dias curtindo um pouquinho de sol e praia em Salvador, longe da internet e das notícias do mundo da moda (mas nem foram tantas, né?), estou de volta ao mundo real.

O maior acontecimento dessa última semana foram os desfiles de alta-costura em Paris, que aconteceram nos dias 6, 7 e 8 de julho. Durante esses dias, ficou evidente o cansaço e a crise do mercado de luxo, já que tivemos apenas três dias de desfiles e pouquíssimas maisons tradicionais.

Sobraram Dior (que já anunciou falência), Armani, Lacroix, Givenchy, Chanel, Valentino e Gaultier. Este último pra mim é um dos que ainda fazem com que a alta-costura se mantenha viva, injetando criatividade em um ramo que já se apresenta caduco e com necessidade de grandes reformulações.

Givenchy Fall 2009 Couture e a calça que mais quero no momento

Os desfiles, no geral, se caracterizaram pelo não excesso, por um luxo comedido e sem extravagâncias. Parece mesmo que nos tempos em que vivemos é um pouco desconexo tentar reproduzir aqueles tempos áureos da alta-costura, com seus devaneios artísticos e acessos criativos. Mesmo porque os grandes mestres, como Yves Saint Laurent e Valentino, ou já morreram ou se aposentaram, e também porque depois da indústria cultural e do consequente avanço do pret-a-porter, fica muito difícil conciliar as novas possibilidades da moda com a figura do gênio criador.

Ainda não dá pra saber muito bem como tudo isso vai ficar. Decretar o fim do luxo e da alta-costura é um exagero. Não podemos esquecer da importância de nomes como Coco Chanel e Christian Lacroix para o mundo da moda e todas as inovações que eles trouxeram. Porém, a alta-costura precisa repensar seu papel hoje, levando em conta as novas lógicas de mercado e de pensamento.

Sobre os desfiles, deixa eu comentar alguns dos destaques:

Armani Privé Fall 2009 Couture

A Armani Privé veio cheia de objetos de desejo, com um terno mais lindo que o outro. Teve muita referência ao guarda-roupa masculino, mostrando mulheres fortes e modernas, estampas de animais, ombros marcados, calças mais amplas e muito cinza na cartela de cores.

Chanel Fall 2009 Couture

No desfile da Chanel vimos proporções gráficas, vestidos e ternos com caudas enormes, assimetrias e tons sóbrios como o cinza e o preto na cartela de cores. O destaque mesmo ficou por conta das meias-calças com texturas e da linda jaqueta de ombros marcados e detalhes com brilho.

Dior Fall 2009 Couture

Galliano levou para a passarela mulheres com a metade de cima vestidas e a metade de baixo de lingerie. A cintura é marcada, inspirada no New Look criado por Christian Dior, e a cartela de cores é composta de cores fortes e vibrantes, como o laranja, o rosa e o amarelo.

Jean Paul Gaultier Fall 2009 Couture

Mas meu desfile preferido foi o de Jean Paul Gaultier, que pra mim continua bastante inventivo com seu estilo provocativo na medida certa. Logo de cara entra a modelo Lara Stone igualzinha a Brigitte Bardot, vestida para matar com um trenchcoat de couro preto. Daí pra frente só mulherões lembrando grandes estrelas de cinema, uma loira gélida a la Hitchcock de terno cinza, uma morena lembrando Anna Karina, com blusa branca e vermelha listrada e chapeuzinho marinheiro e por aí vai. Achei incrível o macacão com um casaco de pele por dentro, idéia pra mim bastante nova. Foi uma ótima mistura de heroínas sci-fi, com um certo classicismo, clima de mistério e geometrias típicas de seu trabalho. Abaixo um vídeo com alguns trechos do desfile:

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: