Skip to content

Gloria Kalil no Roda Viva

junho 30, 2009


Gloria Kalil foi a entrevistada de ontem do programa Roda Viva, da TV Cultura. Como acabei perdendo essa aulinha de moda com uma das maiores jornalistas especializadas no assunto do país, fui procurar trechos do programa pela internet. Acabei encontrando alguns no blog do Oliveros, com ela falando sobre a difusão da moda e da etiqueta e da simbologia contida nas roupas. Pra quem também perdeu, vale a pena dar uma olhada nos vídeos abaixo.

Gloria Kalil fala sobre a democratização da informação na área da moda e da etiqueta:

Aqui um pouco mais da Gloria explicando como a moda, assim como qualquer outro tipo de linguagem, possui um código e uma simbologia:

O programa também guardou alguns momentos polêmicos, como os citados no blog Overdose de Moda, no qual a consultora de moda fala que “homem é chato na passarela” e que “a dificuldade na exportação da moda brasileira está na marca”.

Entendo que com a afirmação de que o homem é chato na passarela a Gloria estava querendo dizer que nesse ramo não há tanta inovação e delírios criativos quanto na moda feminina. No entanto, essa colocação não dá conta das nuances propostas na moda masculina, que avança muito mais através dos detalhes e em passos menores.

Sobre a dificuldade da moda brasileira em exportar isso também está relacionado com o pouco investimento que se faz na indústria da moda no Brasil e com a sua falta de racionalização e inteligência para o negócio. Com certeza há mais complexidades no assunto do que o simples fator da qualidade da marca.

One Comment leave one →
  1. março 26, 2010 5:52 pm

    Ola
    Parabéns pelo blog!
    Abcs
    Alexandre Taleb
    Consultor de Imagem/Personal Stylist
    Blog: http://ataleb.wordpress.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: