Skip to content

Balanço Fashion Rio

junho 11, 2009

Fim de temporada carioca! Gente, foi super cansativo cobrir o Fashion Rio pro site EP, mas ao mesmo tempo foi uma experiência ótima. Adorei alimentar o site com materinhas divertidas no backstage, nos lounges e corredores do Pier. A equipe da Erika foi super fofa, bem como a grande maioria das pessoas que a gente entrevistou. A única coisa que sinto muito foi não ter acompanhado todos os desfiles, coisa que adoro fazer para poder analisar tudinho depois.

Esse foi o meu primeiro Fashion Rio, não sei muito bem como era a organização antes, mas essa edição foi realmente muito bem estruturada. Parece que Paulo Borges deu mesmo um up no evento. Achei muito válido terem dado uma enxugada e tirado algumas marcas que não acrescentavam tanto.

Sobre os desfiles, tenho a mesma opinião que grande parte dos jornalistas: acho que o Fashion Rio precisa encontrar um meio termo melhor entre comercial e conceitual. A maioria das marcas são comerciais demais e não apresentam nenhuma novidade em termos de informação de moda.

Meus desfiles preferidos foram os seguintes:

Carlos Tufvesson, que apresentou uma coleção bem divertida, inspirada na era disco, com cenário lindo e make dramático. O tema é bem clichê, mas curti a forma como ele se apropriou da referência. Aquelas meias de seda rasgadas com efeito legging são tudo. A stylist Marina Franco arrasou.

Eu gostei muito de alguns itens do desfile da Juliana Jabour, mas achei a coleção “menininha” demais. Adorei o paletó preto, a jaqueta branca, o macaquinho, os coletes e os shortinhos de alfaiataria.

Luiza Bonadiman verão 2010

Os desfiles de beachwear da Lenny e da Luiza Bonadiman foram os melhores da temporada. É tão difícil inovar em pedacinhos tão pequenos de pano, né? Mas as duas estilistas mostraram que isso é possível. Lenny Niemeyer levou para a pasarela maiôs super bem acabados com decotões de arrasar. Os últimos looks bondage e as estampas são incríveis. Da Luiza Bonadiman adoro a sofisticação e precisão de seu grafismo. Os looks minimal todo branco ou todo preto com aquela rigidez das linhas são de matar. Ainda aparecem lindas rendas e transparências em algumas das peças. A maquiagem de Daniel Hernandez com olho carregado e o resto do rosto bem clean também ficou ótima.

Super fresco e gracioso o desfile da Maria Bonita Extra. Os vestidos aparecem ora mais soltinhos ora com cintura marcada, todos fofos. A alça é normalmente mais larga, mas aparecem também alguns vestidos tomara-que-caia. A inspiração no Mágico de Oz pode ser vista nas estampas, nos laços e na cartela de cores, onde predomina os tons corais. Destaque também para os paletós de laise curtos.

Melk Z-Da verão 2010

Melk Z-Da é disparada uma das melhores marcas que desfilam no Fashion Rio. Para essa coleção a inspiração foi bastante exótica: a violência. Apesar do tema pesado, a coleção apresenta uma incrível fluidez e leveza. A modelagem é feita a partir da idéia dos coletes a prova de bala, dando vida à vestidos estruturados e de fino trabalho de construção. Os franzidos remetem às cartucheiras, dando volume às peças. As estampas de jujubas fazem contraponto a dureza do tema, trazendo delicadeza a coleção. Mesmo com todo o conceito, o desfile apresenta peças super usavéis e é isso mesmo que gosto de ver.

A Redley apresentou os melhores looks masculinos da temporada. Os “tênis iate”e as leggings inspiradas nas pranchas dos surfistas foram os destaques. Os jeans são tão molinhos que nem parecem jeans. A cartela de cores é bem variada, vai desde o bege até tons quentes como o laranja e o vermelho.

Têca verão 2010

O desfile da Têca me cativa por ser inspirado em mulheres francesas como Françoise Hardy e Jane Birkin, meus grandes ícones de beleza. O shape 70’s com estampas floridas e saias cintura alta ficou lindo. Gosto também da cintura marcada, dos vestidos tomara-que-caia e dos jeans bem lavados.

Outros destaques ficaram por conta da Printing, com sua moulage, e da Sta. Ephigênia, que adorei os óculos, sapatos e as primeiras peças do desfile elaboradas com paetês escama-de-peixe.

E quase não da tempo de descansar, né? Semana que vem já tem SPFW e, é claro, estaremos lá!

Beijos.

One Comment leave one →
  1. Portifolyo Magazine permalink
    junho 15, 2009 5:24 pm

    Análise feita por quem entende da área.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: