Skip to content

Saint Laurent e o mito do gênio criador

maio 29, 2009
by

Para quem se interessa por moda é quase obrigatório visitar “Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias” , que está em cartaz no CCBB-Rio. Vamos ao inventário: primeira exposição de moda dedicada a apenas um estilista no País,  240 acessórios (braceletes, brincos, sapatos, chapéus e  turbantes), manequins projetados pelo próprio estilista, 40 anos de produção, mais de 50 peças, croquis originais, entrevistas, cartões de fim de ano desenhados pelo próprio e, com certeza,  mais alguma coisa que eu esqueci/não vi/o google não me mostrou. veja aí uma foto.
a montagem da exposição, o tratamento da imprensa, o bom senso; tudo o que envolve a aura de Saint Laurent é muito eficaz na hora de eliminar qualquer dúvida sobre a dimensão de seu mito para o mundo da moda e é maravilhoso poder olhar tudo isso em retrospecto.  a preciosidade de seu talento, no entanto, me parece estar muito circunscrita ao espírito do tempo, e nisto a moda me pareceu mais cruel com seus “gênios” do que as outras formas de expressão.

para falar a verdade, a própria idéia de  “genio criador”  – desenvolvida ao longo da história e muito reforçada pela cultura renascentista -, especialmente na moda, me parece muito inapropriada para a nossa vida hoje. é muito melhor pensar nisto como fenômeno vivo, fibrilando através da internet, dos blogs, do street style, das bandas de rock, dos clipes, dos filmes, dos bairros de grandes cidades… da NOVELA. é tudo isso que faz a moda hoje  e isso me parece muito mais rico.
vamos sempre lembrar e celebrar a figura de grandes criadores, mas, por favor, vamos sair dessa exposição também agradecendo por não precisarmos mais de “gênios”. por vivermos em um mundo onde a criação vem de todos os lugares e está cada vez mais ao alcance de todos. vamos agradecer por não precisarmos mais  de “antenas da raça”. é sempre bom lembrar que agora a raça toda tem antenas e que, por isso mesmo, ela se torna GÊNIA!
No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: