Skip to content

Preview da nova coleção de R. Rosner

maio 19, 2009

Faltando apenas uma semana para a Casa de Criadores, o nosso entrevistado da vez é Rodrigo Rosner, conhecido por fazer sofisticados vestidos de festa. Recém saído do Projeto Lab, o estilista prepara agora sua mais nova coleção inspirada nas filhas da Rainha Vitória.

Rosner já nasceu com a moda no sangue. Seus pais e avós tinham uma fábrica de confecção, da qual ele tomava conta da parte administrativa. Essa função não o agradava muito, então resolveu fechar a fábrica e pensou em trabalhar com sua família no segmento sport wear, no Canadá. Quando estava se preparando para ir, o chamaram para fazer parte de uma loja de roupas casuais no Bom Retiro. Logo percebeu que aquele tipo de roupa não era a sua praia e resolveu criar de vez a sua própria marca.

Na entrevista que fiz com ele, Rosner me antecipa o que vamos ver na passarela no dia 27, fala de tendências e das especificidades da roupa de festa. Confiram…

Peça da nova coleção de R. Rosner

Duo de Luxo: Seu desfile foi um dos destaques do Projeto Lab da edição passada da Casa. Como é agora se apresentar sozinho, com uma coleção maior, a expectativa aumenta?

Rosner: Eu tô mais calmo. Eu acho que é proporcional: quando aumenta a responsabilidade, aumenta o prazer. Agora com um tempo maior dá pra fazer um desfile com um conceito mais fechado. O Projeto Lab te dá uma certa liberdade de experimentação, mas agora é diferente. A roupa de festa não é uma roupa tradicionalmente prestigiada na Casa de Criadores, então acho que é mais difícil ainda.

Duo de Luxo: Na coleção passada você levou para a passarela vestidos de festa super estruturados, com acabamento em renda que ofereceram um resultado bastante sofisticado. O que podemos esperar para essa coleção?

Rosner: Eu vou trabalhar com dois comprimentos, como foi na coleção passada, mas dessa vez alguns vestidos estão um pouco mais curtos, intermediários entre o joelho e o mini. Os vestidos longos são mais fluidos e os curtos são bem estruturados, com saia e sobressaia. Eu tô usando uns decotes também e as formas são mais secas. Há mais romantismo na cartela de cores e na fluidez do que na forma. Também trabalho com poucas cores, tem preto, rosa e um verde claro que eu chamo de orvalho.

Mais uma peça da nova coleção



Duo de Luxo:
Quais são suas principais inspirações?

Rosner: Eu gosto de mulher chique, das boazinhas às más. Na coleção passada eu me inspirei na Ma Baker, uma assassina e ladra de bancos. Nessa coleção eu me inspirei nas filhas da Rainha Vitória, porque eu li uma biografia sobre elas e vi que eram mulheres muito modernas para a época, além de serem muito cultas e influentes.

Duo de Luxo: Onde você vende suas criações?

Rosner: Eu tenho algumas lojas multimarcas pelo Brasil que vendem as minhas peças e um ateliê sob medida, que é o que eu mais gosto de fazer, adaptar a roupa para o universo da cliente.

Um dos longos da nova coleção

Duo de Luxo: Como você vê o mercado brasileiro para o seu tipo de roupa?

Rosner: Acho que pra roupa bem feita sempre tem mercado. As pessoas podem falar bem ou mal do conceito ou da imagem, mas a qualidade da minha roupa é uma das coisas que eu mais me orgulho. Eu tento trazer o tratamento da alta-costura para as peças porque esse é o meu universo. Meu pais trouxeram Gucci e várias outras grandes grifes para o Brasil e desde pequeno eu assistia grandes desfiles, então eu trago isso na minha bagagem.

Duo de Luxo: E existe tendência para roupa de festa? Você pensa nisso na hora de criar?

Rosner: Roupa de festa é mais atemporal, né. Tem que pensar que ela tem um valor maior na hora que se tá fazendo. Mas tem tendência sim, só que eu não me preocupo muito.

No comments yet

Deixe uma resposta

