Skip to content

Conexão Brasil – Espanha

maio 18, 2009
Ianire mostra uma das peças da nova coleção

Pra quem não conhece, Ianire Soraluze é uma jovem estilista nascida na Espanha e que se estabeleceu no Brasil há três anos. Em 2007, ela entrou na Casa de Criadores, a partir do Projeto Lab, e desde então suas coleções recebem sempre críticas bastante positivas. Ianire prepara agora sua segunda coleção de verão, inspirada em um tema bastante complexo: a vulnerabilidade escondida em coisas aparentemente bastante rígidas.

Abaixo uma entrevista que fiz com a Ianire na qual ela conta mais sobre a nova coleção, fala das diferenças entre a moda da Espanha e do Brasil e muito mais. Vejam também as fotos com algumas das peças que estarão no desfile.

Mais uma peça da nova coleçao

Duo de Luxo: Essa vai ser sua segunda coleção de verão, quais as expectativas?

Ianire: Eu continuo tão nervosa quanto eu estava na primeira coleção. Eu me sinto bem mais a vontade fazendo inverno. Meu conceito de verão não é o mesmo conceito de verão de vocês, porque o verão no Brasil é obviamente mais quente que o da Espanha.

Duo de Luxo: E dessa vez quais são suas inspirações?

Ianire: Há coisas que quando você vê de fora elas são mais fortes. Então eu vou trabalhar com a fragilidade que pode estar escondida nas coisas mais firmes. Por exemplo, as árvores parecem ser bem rígidas, mas quando ela está cortada aos pedaços você vê a vulnerabilidade que uma coisa tão dura pode ter. Vai ter bastante a conversa entre tecidos mais pesados, como o brim, com tecidos e formas mais leves e delicados.

Duo de Luxo: Como você define o seu trabalho e o que ele tem de especial?

Ianire: Acho que uma coisa que eu tento fazer é que cada peça seja muito bem acabada tanto por dentro como por fora. Todas as peças são sempre forradas com um estampa ou com alguma outra coisa. Eu tenho muito essa preocupação com o acabamento interno.

Duo de Luxo: Como você começou nessa carreira?

Ianire:
Eu fiz faculdade e estagiei lá na Espanha. Quando cheguei no Brasil, trabalhei com o Cássio Brasil fazendo figurino e agora faço as minhas próprias coleções.

Duo de Luxo: E quais são as maiores diferenças entre a moda do Brasil e da Espanha?

Ianire: Acho que a indústria da moda é mais estabelecida profissionalmente lá. Eu sinto muita falta aqui de uma feira. Tem showroom, tem desfiles, mas não tem uma feira grande que seja referência, que tenha lojistas de todo o Brasil e de fora também.

One Comment leave one →
  1. Kathrin permalink
    maio 19, 2009 5:12 pm

    Que ótima essa série de entrevistas!

Deixe uma resposta

