Skip to content

Entrevista: Der Metropol

maio 13, 2009

A 25ª edição da Casa de Criadores acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio, ou seja, daqui a apenas duas semaninhas. Por conta disso, resolvi fazer um especial com entrevistas com alguns dos estilistas que participarão do evento.
O primeiro entrevistado é Mário Francisco, responsável pela marca Der Metropol, grande revelação do projeto Lab no ano passado. Na edição passada da Casa, ele se inspirou no grupo Alice in Chains para criar uma coleção bem urbana, sem apelar para o xadrez e para as sobreposições típicas do estilo grunge. Na entrevista, feita rapidinha por email (ele tá super ocupado com os últimos preparativos pro desfile), Mário antecipa um pouco da sua nova coleção, fala sobre tendências, moda brasileira e muito mais.


Duo de Luxo: Depois de apresentar uma coleção super aplaudida na última edição da Casa de Criadores, inspirada no grupo Alice in Chains, qual a expectativa para essa edição? A responsabilidade dessa vez é maior?

Mário: Acho que o importante é se concentrar no desfile. Pensar em superar expectativas pode ser uma armadilha. É claro que críticas são um bom norte para as próximas coleções, mas não é confortável ter a “obrigação” de superar expectativas. Cada trabalho é um trabalho distinto.

Duo de Luxo: Você trabalha muito com volume, em um intenso trabalho de construção. O que podemos esperar da nova coleção, quais são as novidades e inspirações?

Mário: Construções ainda mais complexas, o que é sempre um pesadelo para transformar em realidade, mas é uma característica do meu trabalho. Volumes mais secos, mais próximos ao corpo. E esse talvez tenha sido o desafio, pois sempre trabalhei volumes mais distantes.


Duo de Luxo: Você aposta em alguma tendência para o próximo verão? Você pensa nisso na hora de criar?

Mário: Não penso exatamente, mas acredito bastante no “inconsciente coletivo”, acho que a gente pode chamar assim. Mas inevitavelmente acabo trabalhando tendências, mesmo sem perceber. Como meu trabalho tem um perfil mais comercial isso acaba aparecendo.

Duo de Luxo: Estamos acompanhando como a crise econômica está afetando o mundo da moda, principalmente lá fora. Muitos estilistas optaram por criar peças mais simples e usáveis. Essa situação também tem afetado o seu trabalho?

Mário: Definitivamente sim. Principalmente para fechar parcerias nesse próximo desfile. Tenho sorte em ter parceiros desde o meu primeiro desfile, como Dalutex, Vicunha, Fernando Maluhy, Agabê, entre outros. Porém a crise afeta diretamente todos os estilistas, novos e pequenos são os mais atingidos definitivamente.

Duo de Luxo: Como você vê o avanço da moda brasileira atualmente, você acha que há de fato um estilo que a defina?

Mário: Está crescendo mais precisa se profissionalizar mais. Falta comprometimento as vezes, sempre tem o tal “jeitinho brasileiro” que complica tudo. Acho que enquanto o mercado não se profissionalizar, principalmente com prazos, não vamos conseguir competir com outros países, como a China por exemplo. Um ótimo exemplo é a Zara com a sua linha de produção.

Duo de Luxo: Quais são seus estilistas preferidos e em quem você mais se insirou ao longo de sua carreira?

Mário: Pierre Cardin, Andre Courrèges, Ronaldo Fraga. Alexandre Herchcovitch e Sommer também são influências no meu trabalho.

Duo de Luxo: Por último, gostaria de agradecer pela entrevista e desejar muito sucesso com a nova coleção.

Mário: Obrigado. Até o desfile muito trabalho pela frente, muitas noites mal dormidas…


No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: