Skip to content

T-shirts mania

abril 21, 2009

Vocês hão de concordar comigo que não há nada mais confortável e legal de usar que uma bela camiseta. A peça foi popularizada por James Dean em Juventude Transviada e logo se transformou em um símbolo de rebeldia e contestação no período pós-guerra. Depois disso, a camiseta se tornou um ícone definitivo da cultura pop.

As T-shirts estão, sem dúvida alguma, ligadas ao universo jovem e são muitas vezes usadas com a finalidade de transmitir alguma mensagem através de suas estampas e frases (mas só um jeans com uma simples camiseta branca já diz muita coisa, não é mesmo?). As camisetas de banda são, talvez, o maior exemplo da utilização desse vestuário para sinalizar questões identitárias e de gostos. Elas servem para diferenciar determinadas tribos e demarcar territórios.

No Brasil, existem várias marcas que se dedicam majoritariamente a essa peça de vestuário, como é o caso da Needles & Pins, Sound & Vision, Alguns Tormentos e a Camisetaria.

A Needles & Pins e a Sound & Vision surgiram após o fim da marca Mono, que foi fundada em 2003 e chegou ao fim em 2008. Todas duas se dedicam a produzir roupas estampadas com interpretações gráficas de seus filmes, músicas e bandas prediletas. O maior mérito deles é justamente não pegar simplesmente a capa de um cd e estampar na camiseta, mas pegar a idéia da banda ou de uma música específica e criar uma estampa que tenha a ver com ela a partir de suas referências pessoais. A Needles & Pins evoluiu bastante também nas formas e silhuetas das camisetas. Enquanto que a maioria das lojas se preocupa apenas com a estampa, fazendo com que o verdadeiro trabalho seja do artista gráfico e não do estilista, a marca cria camisetas com diferentes shapes, saindo um pouco da linha básica.

Outra marca bastante hypada é a Alguns Tormentos, que no ano passado até ganhou uma exposição na Casa de Criadores. A Camisetaria também apresenta algumas boas resoluções de estampas, mas não avança muito.

A Banca de Camisetas é conhecida por suas estampas irreverentes, apresentando textos divertidos. Gosto de algumas coisas, mas acho que camisetas com piadas rapidamente perdem a graça. Não sei se dá pra usar durante muito tempo.

No geral, falta um pouco de ousadia nas marcas brasileiras de t-shirts nos quesitos tecido e silhueta. Acho válido investir mais no styling, inovar nos tecidos e melhorar o caimento pra tornar o negócio mais “fashion”.

Se vocês conhecem outras marcas legais comentem aí. Beijos.

4 Comentários leave one →
  1. Anonymous permalink
    abril 29, 2009 4:09 am

    olá duo tuo ok? aki na boa. seguinte o meu nome é fábio sou designer têxtil e tenho 1 marca de camisetas a The Lifer. é um trabalho bem conceitual e bem fora do padrão tb. inclusive estou divulgando o meu trampo e espaço recém inaugurado dentro de 1 brechó aki em sp. se vcs quiserem conehecer e fazer alguma matéria falando sobre a marca seria ferah…
    parabéns pelo blog d vcs
    sucesso aí
    vlw

  2. the lifer permalink
    abril 29, 2009 4:12 am

    opah eu deixei 1 coment e eskeci d colocar o meu nome e o meu blog pr vcs conhecerem… q viagem!

  3. Heverson permalink
    maio 16, 2009 6:06 pm

    Olá pessoal que acompanha o blog Duo… Queria convidar vocÊs para conhecer o meu site de camisetas, e a participarem do concurso de estampas que está para iniciar… o site é o < HREF="http://www.minhacamiseta.net" REL="nofollow">Minha Camiseta.net<>, os prêmios para os vencedores vocês poderão conferir lá a partir da semana q vem.

Trackbacks

  1. Passarella Death Squad « /duodeluxo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: