Skip to content

Vida modelo

março 29, 2009
John Casablancas fazendo o adm velho winner


Vida modelo é o título da biografia de John Casablancas, o cara responsável pela descoberta das maiores supermodels do mundo.

A escolha desse título não poderia ser mais apropriada, já que faz alusão ao seu trabalho como agente de modelos e dá um tom irônico ao modo como ele mesmo encara a sua trajetória. Esse é justamente um dos pontos mais legais do livro: Casablancas sabe que a vida dele foi sempre muito boa e relativamente fácil em relação a da maioria das pessoas. Ele sabe também que as coisas que ele fez não são lá um grande exemplo para ninguém, o que faz om que o livro seja narrado de forma bastante despretenciosa.

A primeira parte do livro se concentra na sua vida com a família, no colégio na Suiça, nos seus milhões de casos durante a juventude, nas suas viagens pelo mundo e nas suas inúmeras tentativas de terminar uma faculdade. Depois que começa a parte que tem mais a ver com moda mesmo, quando ele abre a Elite e começa a sua saga em busca de super modelos. Daí você realmente passa a conhecer um pouco mais desse mundinho e tudo do ponto de vista de um cara que só entrou nele por acaso.

Casablancas é um típico adm winner, daqueles que conseguem erguer um império trabalhando muito e confiando sempre no seu taco. Ele se gaba muito do seu talento de scouter, por ter descoberto modelos como Naomi Campbell, Linda Evangelista e Gisele Bundchen. E nesse ponto tenho que concordar que ele é realmente O CARA. John Casablancas foi o responsável por criar todo um mito em torno das modelos, transformando-as em verdadeiras celebridades. Ele até mesmo disse que se espelhava no star system que existia em hollywood nos áureos tempos para tornar suas modelos icônicas. Com isso, a Elite colocou a profissão em um outro patamar.

Uma coisa que eu realmente não sabia é que ele tinha uma desavença com Gisele porque ela saiu da Elite pra ir pra outra agência e, segundo ele, não reconhece a Elite como a agência que a descobriu. Não sei se isso procede muito, porque essa semana mesmo passou um documentário sobre Gisele na GNT no qual ela fala que entrou para o mundo da moda através da Elite. Sei lá, viu.

No mais, queria ter visto quando Casablancas foi no Superpop, essa eu realmente perdi! Até procurei no youtube pra ver se tinha o vídeo desse dia do programa, mas não achei. Em compensação, achei esse vídeo de quando o CQC foi cobrir o lançamento do livro Vida Modelo:


One Comment leave one →
  1. Stuart permalink
    março 30, 2009 9:27 pm

    Aline,seu blog esta a cada dia mais bacana,up to date,inteligente e muito bem feito,viu? parabens e um bj,Stuart

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: