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bate-papo com Alcino Leite Neto

março 26, 2009

Acabou agora há pouco o bate-papo do uol com Alcino Leite Neto, editor de moda da Folha. A conversa durou pouco (uma hora passa muito rápido!), mas deu pra eu fazer a maioria das perguntas que eu queria para ele. O assunto principal era as semanas de moda internacionais que aconteceram nesses últimos meses, mas acabaram aparecendo também assuntos relacionados à moda brasileira e ao jornalismo de moda. Alcino é uma pessoa bastante sensata e inteligente, o que contribuiu para a conversa fluir bastante bem. Aqui vão alguns destaques desse bate-papo:

A primeira pergunta foi sobre o que ele achou da semana de Paris. Alcino respondeu: “destaco a tremenda falta de novidades, um recuo criativo grande e a tentativa das grifes de serem bem pragmáticas, em vista da crise econômica”.

Aproveitando que ele já começou falando da crise, perguntei se ele não achava que esta estava sendo usada como pretexto para a falta de criatividade dos estilistas, já que antes mesmo da crise estourar a moda já estava vivendo um período de marasmo. A resposta dele foi a seguinte: “concordo em parte, a alta moda, como dizem, precisa de uma reciclada. O prêt-à-porter, ele mesmo, vive uma crise de conceituação. Mas o fato é que há muitos estilistas de ‘vanguarda’, que não são favorecidos pelo clima conservador que se espalha quando o dinheiro começa a ficar curto”.

Concordo com ele e já até cansamos de falar aqui do tédio em que está mergulhado o prêt-à-porter. Essa coisa de botar a culpa de tudo na crise é um assunto que me incomoda particularmente. A todo tempo fico pensando até que ponto a falta de criatividade e a estagnação da moda tem relação direta com a crise econômica e até que ponto ela é apenas mais um reflexo da crise de criatividade na cultura em geral, própria dos anos 2000.

Também perguntei a ele qual das semanas de moda mais o empolgou e ele respondeu: “a semana de moda de Nova York não foi ruim, parecia que não tinha caído a ficha da crise, então teve de tudo, como antes. A de Londres estava bem minguada, já que teve os dias reduzidos e perdeu muitos jornalistas e estrelas internacionais. E as coleções pareciam feitas por estilistas um tanto acuados. A de Paris foi bonita, mas sem a exuberância dos últimos tempos. A de Milão foi a que mais me agradou, no conjunto. Parecia que as grifes estavam reagindo com mais força à situação, houve um equilíbrio bom entre luxo, contenção, esforço criativo e até humor nas coleções”.

Já para mim, a semana de Londres continua sendo a mais interessante de todas e a de Milão clássica e luxuosa demais, sem grandes novidades. Paris foi ok e Nova York continua sendo uma grande mistura de referências e estilos.

Das coleções que ele mais gostou para esse outono/inverno, ele destacou Calvin Klein e Jil Sander, como bom homem sóbrio e elegante que é. E claro, seus estilistas preferidos da atualidade são também os estilistas dessas duas marcas: Francisco Costa e Ralf Simons, respectivamente.

Como não poderia deixar de perguntar, quis saber sua opinião sobre os blogs de moda e ele respondeu: “…Acho que, se a pessoa tem MUITO interesse em seu blog, ela deveria encontrar um caminho que ninguém está seguindo, buscando aprofundar um pouco os assuntos, trazer notícias que ninguém trouxe, e fazer valer, sobretudo, as regras jornalísticas clássicas: escrever com liberdade e apurar bem as notícias”.

Essa coisa do crescimento dos blogs de moda é o assunto do momento há pelo menos um ano. Claro que existem blogs e blogs, alguns fazem ótimas coberturas e críticas e outros ficam mais na superficialidade. Acho que aqui a gente mescla bem (ou pelo menos tenta) críticas e crônicas mais “sérias” com amenidades e bobagens que a gente gosta (afinal eu sou virginiana e felix é aquariano, tinhamos que chegar num meio termo rs).

Se vocês quiserem ver a íntegra do bate-papo o link é esse aqui.

One Comment leave one →
  1. vodca barata permalink
    março 28, 2009 1:30 am

    não tenho orkut, claudia! me diz o que é aquela comunidade!:*

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