Skip to content

Balenciaga f/w 09-10

março 6, 2009


Nicolas Ghesquière mais uma vez me surpreendeu. Mas desta vez não foi por causa dos looks robóticos e arrojados das últimas coleções, e sim porque resolveu fazer a sua coleção mais comercial dos últimos anos. E não pense que isso é ruim, ainda mais se tratando de um dos estilistas mais geniais atualmente. Para o outuno/inverno 09-10, Ghesquière resolveu fazer uma homenagem a Yves Saint Laurent, trazendo para a passarela um estilo bem parisiense e glamouroso das décadas de 60 e 70. A trilha sonora foi, nada mais nada menos, que Serge Gainsbourg. Ele abusou dos drapeados e dos ombros marcados e também utilizou muita estampa, principalmente de onça. Nada é tão óbvio quanto parece. As referências são todas muito sutis e com um olhar muito pessoal.

Não sei se a escolha por um desfile mais simples (se comparado aos anteriores) foi um efeito da crise como todos andam dizendo. Mas se for, ta aí um bom exemplo de que isso não é desculpa para se fazer um desfile ruim. Um pensamento que eu compartilho em relação às consequencias do abalo financeiro é que agora vamos ver quem realmente sabe fazer bem seu trabalho. Com os poucos recursos, cada um deve se apegar ao que sabe fazer de melhor e quem não tem talento está fadado a fracassar. Quero ver então desfiles sem excessos, mas igualmente criativos e com roupas bem feitas.

Acho que a Balenciaga está mais uma vez a frente e a coleção resume muito bem nosso tempo: a volta da elegância discreta e da feminilidade.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: