Skip to content

Um culto à Courrèges

fevereiro 11, 2009


Gente, eu ando tão fascinada ultimamente pela moda futurista dos anos 60 que resolvi partilhar com vocês essa minha obsessão. É que há algumas semanas atrás eu descobri uns vídeos tão lindos e raros no youtube que me deixaram ainda mais apaixonada por aquela década (um deles já antecipei no post anterior).

Bom, uma das figuras mais importantes da moda daquela época e responsável por uma das maiores revoluções no mundo da moda foi Andre Courrèges. Nenhuma palavra define melhor seu trabalho do que **genialidade**. Ele foi um visionário ao antecipar as idéias de conforto e praticidade para a moda do futuro. Nos anos 60, com o pret-a-porter cada vez mais adquirindo autonomia e inovando a cada estação, Courrèges cria a coleção “space-age”, utilizando materiais sintéticos, plásticos e cores metálicas. Importante dizer que antes de criar sua marca própria, ele trabalhou para Balenciaga (sempre a frente, não é mesmo?). Além disso ele foi o cara que criou a primeira mini-saia para uma coleção de alta-costura.

Essas eram suas idéias de moda para a mulher dos anos 2000 (quem dera!). E eu gosto tanto dessa coisa antiga de pensar que os anos 2000 eram o futuro…até eu achava isso nos anos 80 quando assistia os Jetsons na tv. Agora eu tô com esse pensamento pra 2012, mas isso é outra história.

O legal também do futurismo anos 60 é a sua estreita ligação com o modernismo e com as formas puras e minimalistas do design da época. Adoro as linhas retas e as formas geométricas das roupas e como isso, ainda hoje, guarda um certo ar de modernidade.

Este outro vídeo lindo já é dos anos 70, mas o estilo é bastante similar:

Esses vídeos na rua guardam ainda mais encanto. É tudo tão etéreo, a filmagem e a música são tão perfeitas. Courrèges consagrou o estilo jovem por excelência, com suas botas de saltos baixos, seu branco puro e as meias soquetes.

Por último tem um vídeo de Pierre Cardin, de 1969:

Queria que fizessem vídeos nesse estilo hoje em dia, acho místico. No mais, gostaria de abraçar essa pessoa que disponibilizou essas preciosidades. Estou cheia do mais puro afeto por ela.

6 Comentários leave one →
  1. Alline Barbosa permalink
    fevereiro 12, 2009 1:19 pm

    Adorei os vídeos e tudo, esse futurismo dos anos 60 me encanta muito também, tinha muita originalidade e não artificialidade como vemos por aí.Ainda bem que temos o youtube néann!!òtimo postAbçsAlline Barbosahttp://uckzy.blogspot.com/

  2. felix permalink
    fevereiro 12, 2009 10:41 pm

    futurismo retrô -> sou eterno!"acho místico" -> vou te add pra mandar esse TESTEMONIAL bjs

Trackbacks

  1. All that glitters « /duodeluxo
  2. Anna « /duodeluxo
  3. O futurismo de hoje e de ontem « /duodeluxo
  4. R.I.P. Brian Duffy « /duodeluxo

Deixe um comentário

