Skip to content

le temps retrouvé

dezembro 30, 2008

Esse fim de semana consegui finalmente ver o documentário sobre Yves Saint Laurent, intitulado “Yves Saint Laurent, le temps retrouvé”. O filme trata basicamente da vida e obra do estilista a partir de depoimentos dele mesmo, da mãe, de Pierre Bergé (seu eterno companheiro), Catherine Deneuve (uma de suas musas inspiradoras) e amigos próximos.

Minha primeira lembrança de Yves Saint Laurent é um lenço que minha mãe tinha nas cores azul e branco e com as iniciais YSL estampadas. Uma vez eu quase sujei ele e minha mãe ficou uma fera dizendo: Você sabe o que é isso? É um Yves Saint Laurant, minha filha! Coisa fina! Isso ficou na minha cabeça até hoje, bem como tudo o que ela sempre me falou sobre elegância.

Vendo o filme, tudo isso me veio a tona, justamente porque quando se pensa em Yves Saint Laurent automaticamente se pensa em uma mulher fina. Afinal, ele foi praticamente o inventor do que se entende hoje como uma silhueta feminina elegante, com uma cintura bem marcada e um corpo longilíneo. Tido como o  criador do guarda roupa da mulher moderna, desenhou peças icônicas como o smoking feminino e o vestido Mondrian, a cada dos anos 60. Tudo isso já foi tão diluído que parece coisa simples, mas a verdade é que é impossível imaginar a moda sem essas peças.

Estilistas como Yves Saint Laurent não aparecem todo dia. Recomendo que todos que se interessam por moda assistam o documentário. As cenas de arquivo são lindas e totalmente indispensáveis para se compreender melhor a transformação da moda ao longo dos anos. No mais, desejo que o seu legado de estilo e elegância permaneça vivo no coraçãozinho e no guarda-roupa de todos.

Deixe uma resposta

