Skip to content

I wanna be made

dezembro 1, 2008

E por falar em programas de modelo, como são divertidos os reality shows que se proliferam na tv sobre o tema, não é mesmo? America’s Next Top Model, Brazils next top model, Vida de modelo… todos mostrando a luta de meninas para se tornatem modelos famosas. Na maioria dos casos você sabe que muito dificilmente qualquer uma daquelas garotas vão se tornar modelo de verdade (senão elas já teriam sido aceitas por alguma agência). Mas, como em qualquer outro reality show, o que interessa é ver o desenrolar dos capítulos e saber quem vai sair vencedora da competição. O foco da maioria desses programas é mostrar um pouco sobre a indústria da moda, seu funcionamento e especificidades, e também mostrar como vida de modelo não é fácil (risos)! Acordar cedo, andar sempre arrumada e maquiada e ficar horas fazendo um ensaio fotográfico é realmente um trabalho muito difícil, né!

Meu preferido é o America’s top model, que consegue adaptar melhor o tema ao formato dos reality shows. Desde a escolha das candidatas e jurados, tudo já é devidamente formatado para que o programa se torne atraente para o espectador. Tem sempre duas ou três briguentas, uma mais estranha, uma menor ou mais gordinha (pra mostrar que na moda todo mundo pode ter uma chance), uma negra etc. Daí os critérios para eliminação não dizem respeito apenas ao desempenho das candidatas nos testes de moda, mas também a relevância do “personagem” dentro do programa. Tenho acompanhado também o Vida de Modelo, que passa no canal People&Arts. O grande problema desse é justamente a tentativa de tornar o programa mais “real”, sem um roteiro mais preestabelecido. No entanto, as meninas têm mais o padrão da moda e mais chances de se darem bem no mercado.

No final das contas, o mais legal nem é a pseudo desmistificação da indústria da moda, mas a capacidade que o formato tem de criar um universo semi-real que não tem compromisso apenas com a realidade, mas também com um pouquinho da ficção. E que bom que o programa serve, mais do que tudo, para entreter.

By the way, minha preferida nessa edição que tá rolando agora na Sony é a Jenah, ok?

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: