Skip to content

a cidade dos brechós

novembro 22, 2008


São Paulo é a cidade dos brechós. Em cada bairro que se passa é possível encontrar pelo menos um. Ainda não tirei um dia pra visitar uma grande quantidade deles, mas acho que já consegui achar alguns bastante bons.

Algumas coisas boas e ruins a respeito de brechós:
1) É possível encontrar roupas que, provavelmente, ninguém tem ou não usa mais (a singularidade na moda é um valor afinal de contas)
2) Dá pra comprar peças ótimas por um preço, normalmente, mais barato do que você encontraria em lojas
3) Se você for realmente esperto vai saber fazer combinações incríveis misturando roupas novas com coisas mais velhas
4) Com essa coisa toda de reciclagem da moda, ao invés de comprar um artigo anos 80 que uma tal grife ta relançando como algo extremamente novo, vai lá no brechó e compra o tal artigo igualzinho e com muito mais estilo
5) Tem a parte difícil de sair garimpando né, nem tudo que você encontrar em um brechó é usável nas ruas.
6) Esse ar vintage é muito cool

Perto de onde eu moro tem pelo menos dois brechós legais e com nomes bem sugestivos: “E o vento levou…” e o “Minha avó tinha”. Esse último é um dos mais famosos e também é um pouco caro, pois vende roupas antigas bastante trabalhadas, como ternos vintage. Na galeria Ouro Fino, na Rua Augusta, tem um brechó legal também. Dizem que a senhora dona da loja fala o preço de acordo com o que ela achou de você, quando ela não vai muito com a sua cara dá um preço mais alto (hahaha). A loja é bem pequena pro tanto de coisa que tem. Na parte masculina tem umas jaquetas lindas, outro dia encontrei uma jaqueta jeans anos 90 com uma textura lavada que nem se encontra mais. Tinha também uma blusa estampada com um padrão africano impecável.

Ainda na Augusta tem os dois brechós de luxo mais hype – o b.luxo e o alcides e amigos. Pra você que não quer ter trabalho garimpando um brechó mais antigo, é só ir na b.luxo que eles já garimparam tudo pra você. Todas as peças são bastante usáveis e antenadas com a última moda. Lá tem umas blusas estilo americano high school com estampas de desenho animado e muitas blusas de hair metal, todas desgastadas na medida certa. Na alcides e amigos, como já falei num post aqui, tem um andar de peças vintage e outro de roupas feitos pelo estilista dono da loja. As peças usadas também são bastante selecionadas, o que vai poupar bastante o seu tempo.

A recuperação de estilos dos anos 20 aos 90 pra mim é uma das melhores coisas que a moda proporciona. O antigo traz um frescor pra moda e elimina um pouco o tédio dos anos 2000.

One Comment leave one →
  1. Anonymous permalink
    fevereiro 17, 2009 1:23 pm

    Adorei o texto sobre brechós,sou carioca, moro em Sampa desde 1970 quando vim para ser modelo exclusiva da DPZ,hoje aos sessenta anos montei um blog brechó por pura curtição http://brechomaravilha.blogspot.com tenho mais de cinco mil itens, a maioria VINTAGE em minha casaMarque um horário BeijosRuth

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: